Notícias

PARABENS MS 47 ANOS

Feliz por viver aqui
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 11/10/2024 13:48
  • Autor: Jotao
Eu, Jotap Comunicador, comunicador e morador com orgulho deste estado, parabenizo a todos que aqui vivem.

Há 47 anos, a Lei Complementar Nº 31, de 11 de outubro de 1977, assinada pelo general-presidente Ernesto Geisel, criava o Estado de Mato Grosso do Sul, desmembrado do então vastíssimo Mato Grosso. Com a divisão, 55 cidades ficaram do lado do novo estado, e ao longo de 43 anos de história, outros 24 municípios foram criados, contribuindo para o desenvolvimento do Estado com suas particularidades.

Três anos após a divisão, nove municípios foram criados ao longo de 1980: Costa Rica, Douradina, Bodoquena, Itaquiraí, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu. Cinco anos depois, foi a vez de Coronel Sapucaia se tornar município. Em 1987, foram publicadas as leis que criaram os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Juti, Santa Rita do Pardo, Vicentina e Chapadão do Sul, sendo esta última consolidada no agronegócio brasileiro. Já Sonora e Paranhos se tornaram municípios em 1988 e 1989, respectivamente, destacando-se pela agroindústria e turismo de eventos.

Na década de 90, cinco cidades foram criadas: Nova Alvorada do Sul em 1991, e Alcinópolis, Japorã, Laguna Carapã e Novo Horizonte do Sul em 1992. Figueirão e Paraíso das Águas são as caçulinhas do MS, tornando-se municípios em 2003. Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil e tem, no total, 79 municípios.

Em pouco mais de quatro décadas, Mato Grosso do Sul consolidou-se entre as mais prósperas unidades da Federação, graças ao processo de acelerada modernização econômica, liderado pelo agronegócio. O estado, que agora celebra o marco dos 44 anos de sua criação, está em vias de construção sobre bases sólidas de uma economia que, assentada em sua vocação tradicional – agricultura, pecuária e, mais recentemente, exploração de florestas plantadas –, tem experimentado um extraordinário processo de modernização, com vigorosa repercussão na transformação sociopolítica e cultural da sociedade estadual.